As 10 principais estratégias essenciais de otimização de sites

O Google foi lançado oficialmente há 24 anos, em 1998.

Muita coisa mudou desde então, mas uma coisa permanece a mesma. Se você simplesmente se concentrar no básico, ainda poderá ter muito sucesso online.

Claro, o básico em 2022 é muito diferente do básico em 1998. É fácil ficar sobrecarregado e distraído. Nunca foi tão importante ser disciplinado na abordagem de SEO.

Então, a pergunta óbvia é esta: quais são os fatores nos quais se concentrar? Como alguém pode aumentar as classificações? Como alguém pode construir tráfego em um ambiente tão competitivo?

1. Intenção de pesquisa

À medida que o aprendizado de máquina, a inteligência artificial e o aprendizado profundo continuam a evoluir, cada um terá mais peso no Google Core Algorithm.

O objetivo final do Google é entender o contexto de uma determinada consulta de pesquisa e fornecer resultados consistentes com a intenção do usuário. Isso torna a pesquisa de palavras-chave de nível avançado e a seleção de palavras-chave mais importantes do que nunca.

Antes de gastar tempo e recursos tentando classificar uma frase, você precisará examinar os sites que estão atualmente no topo das SERPs dessa frase.

A relevância contextual de uma palavra-chave deve estar alinhada com uma consulta de pesquisa. Haverá algumas palavras-chave e consultas que serão impossíveis de classificar.

Por exemplo, se o Google determinar que as pessoas que pesquisam por “Advogado de Danos Pessoais [inserir cidade]” desejam uma lista de advogados para escolher, uma série de diretórios jurídicos confiáveis ​​aparecerá no topo das SERPs.

Um indivíduo ou uma única empresa não substituirá esses diretórios. Nesses casos, você precisará refinar sua estratégia.

2. SEO técnico

A base para o SEO técnico é ter uma arquitetura de site sólida.

Não se pode simplesmente publicar uma coleção aleatória de páginas e postagens. Uma arquitetura de site compatível com SEO orientará os usuários em todo o site e facilitará o rastreamento e a indexação de suas páginas pelo Google.

Depois de ter a arquitetura certa em vigor, é hora de realizar uma auditoria técnica ou de SEO.

Graças às muitas ferramentas de SEO disponíveis, uma auditoria de SEO não é mais uma tarefa assustadora. Dito isso, a chave é saber como interpretar os dados fornecidos e o que fazer com eles.

Para começar, você deve verificar o seguinte e corrigir quaisquer problemas descobertos:

Verifique se há erros de código de status e corrija-os.

Verifique se há erros no robot.txt. Otimize, se necessário.

Verifique a indexação do seu site através do Google Search Console. Examine e corrija quaisquer problemas descobertos.

Corrija tags de título duplicadas e meta descrições duplicadas.

Audite o conteúdo do seu site. Verifique as estatísticas de tráfego no Google Analytics. Considere melhorar ou remover conteúdo de baixo desempenho.

Corrigir links quebrados. Estes são inimigos da experiência do usuário – e potencialmente das classificações.

Envie seu sitemap XML para o Google por meio do Google Search Console.

3. Experiência do usuário

A experiência do usuário (UX) é centrada na obtenção de informações sobre os usuários, suas necessidades, seus valores, suas habilidades e suas limitações.

A UX também leva em consideração as metas e objetivos de negócios. As melhores práticas de UX focam em melhorar a qualidade da experiência do usuário.

De acordo com Peter Morville, os fatores que influenciam a UX incluem:

Útil: Seu conteúdo precisa ser único e satisfazer uma necessidade.

Usável: Seu site precisa ser fácil de usar e navegar.

Desejável: Seus elementos de design e marca devem evocar emoção e apreciação.

Localizável: integre elementos de design e navegação para facilitar a localização do que os usuários precisam.

Acessível: O conteúdo precisa ser acessível a todos – incluindo os 12,7% da população com deficiência.

Credível: seu site precisa ser confiável para que os usuários acreditem em você.

Valioso: seu site precisa agregar valor ao usuário em termos de experiência e à empresa em termos de ROI positivo.

O teste multivariado e A/B é a melhor maneira de medir e criar uma experiência melhor para os usuários do site. O teste multivariado é melhor ao considerar mudanças complexas.

Pode-se incorporar muitos elementos diferentes e testar como eles funcionam juntos. O teste A/B, por outro lado, irá comparar dois elementos diferentes em seu site para determinar qual tem o melhor desempenho.

4. Mobile-First

O Google começou oficialmente a lançar o primeiro índice para dispositivos móveis em março de 2018. Os profissionais de marketing inteligentes estavam adotando uma abordagem de primeiro para dispositivos móveis muito antes do lançamento oficial.

De acordo com a Central de Pesquisa do Google:

“Nem a compatibilidade com dispositivos móveis nem um layout responsivo para dispositivos móveis são requisitos para a indexação mobile-first. Páginas sem versões móveis ainda funcionam em dispositivos móveis e podem ser usadas para indexação. Dito isso, já é hora de deixar de ser apenas para desktop e adotar o mobile:)”

Aqui estão alguns princípios básicos para tornar seu site compatível com dispositivos móveis:

Torne seu site adaptável a qualquer dispositivo – seja desktop, celular ou tablet.

Sempre dimensione suas imagens ao usar um design responsivo, especialmente para usuários móveis.

Use meta títulos curtos. Eles são mais fáceis de ler em dispositivos móveis.

Evite pop-ups que cobrem seu conteúdo e impedem que os visitantes tenham uma ideia do que é o seu conteúdo.

Menos pode ser mais no celular. Em um mundo voltado para dispositivos móveis, o conteúdo de formato longo não significa necessariamente mais tráfego e melhores classificações.

Não use o celular como desculpa para ocultação. Os usuários e os mecanismos de pesquisa precisam ver o mesmo conteúdo.

5. Principais Pontos Vitais da Web

Em julho de 2021, o Page Experience Update foi lançado e agora está incorporado ao algoritmo principal do Google, como um fator de classificação.

Como o nome indica, a iniciativa principal de web vitals foi projetada para quantificar as métricas essenciais para um site saudável. Isso está de acordo com o compromisso do Google em oferecer a melhor experiência ao usuário.

De acordo com o Google, “experiência de carregamento, interatividade e estabilidade visual do conteúdo da página, e combinados, são a base do Core Web Vitals”.

Cada uma dessas métricas:

Concentra-se em um aspecto único da experiência do usuário.

É mensurável e quantificável para uma determinação objetiva do resultado.

Ferramentas para medir as principais métricas da Web:

PageSpeed ​​Insights: mede o desempenho de dispositivos móveis e computadores e fornece recomendações para melhorias.

Lighthouse: uma ferramenta automatizada de código aberto desenvolvida pelo Google para ajudar os desenvolvedores a melhorar a qualidade da página da web. Possui vários recursos não disponíveis no PageSpeed ​​Insights, incluindo algumas verificações de SEO.

Search Console: um relatório do Core Web Vitals agora está incluído no GSC, mostrando o desempenho do URL agrupado por status, tipo de métrica e grupo de URL.

6. Esquema

A marcação de esquema, uma vez adicionada a uma página da Web, cria um rich snippet – uma descrição aprimorada que aparece nos resultados da pesquisa.

Todos os principais mecanismos de pesquisa, incluindo Google, Yahoo, Bing e Yandex, suportam o uso de microdados. O valor real do esquema é que ele pode fornecer contexto a uma página da Web e melhorar a experiência de pesquisa.

Não há evidências de que a adição de esquema tenha qualquer influência nas SERPs.

A seguir, você encontrará alguns dos usos mais populares do esquema

Artigo.

Livro.

Pão ralado.

Evento.

Página de perguntas frequentes.

Como fazer.

Publicação de trabalho.

Negócios locais.

logotipos.

Condição Médica.

Filme.

Organização.

Pessoa.

Produto.

Receita.

Revisão.

Conteúdo de assinatura e paywall.

Vídeo.

E mais…

Se você acha intimidante a ideia de adicionar um esquema a uma página, não deveria. O esquema é bastante simples de implementar. Se você tem um site WordPress, existem vários plugins que farão isso por você.

7. Marketing de conteúdo

Prevê-se que 97 zettabytes de dados serão criados, capturados, copiados e consumidos em todo o mundo este ano.

Para colocar isso em perspectiva, isso é o equivalente a 18,7 trilhões de músicas ou 3.168 anos de vídeo HD todos os dias.

O desafio de quebrar a desordem se tornará exponencialmente mais difícil com o passar do tempo.

Para fazer isso:

Crie um hub de conteúdo na forma de um centro de recursos.

Preencha seu hub de recursos com uma combinação de conteúdo útil, informativo e divertido.

Escreva peças “faladas” relacionadas ao seu hub de recursos e interligue.

Escreva artigos de notícias relacionados ao seu recurso e interligue.

Espalhe a palavra. Promova seus artigos de notícias em canais sociais.

Hijack trending topics relacionados ao seu conteúdo. Promova nas redes sociais.

Use a câmera do seu smartphone. Imagens e vídeos geralmente convertem melhor do que apenas texto.

Atualize conteúdo obsoleto e com pouco tráfego.

8. Criação de links

Os links continuam a ser um dos fatores de classificação mais importantes.

Ao longo dos anos, o Google tornou-se mais hábil em identificar e desvalorizar links com spam, especialmente após o lançamento do Penguin 4.0. Sendo assim, a qualidade continuará superando a quantidade.

As melhores estratégias de criação de links para 2022 incluem:

Utilização de Páginas de Recursos.

Construção de links quebrados.

Mineração de backlinks.

Recuperação de links.

Reivindicando menções não vinculadas.

9. Mudanças de teste e documento

Você gerencia o que você mede.

Um estudo recente mostrou que menos de 50% das páginas “otimizadas” resultam em mais cliques. Pior ainda, 34% das alterações levaram a uma diminuição nos cliques!

Etapas básicas para testes de SEO:

Determine o que você está testando e por quê.

Forme uma hipótese. O que você espera que aconteça por causa de suas mudanças?

Documente seus testes. Certifique-se de que pode ser replicado de forma confiável.

Publique suas alterações e envie os URLs para inspeção por meio do Google Search Console.

Execute o teste por um período longo o suficiente para confirmar se sua hipótese está correta ou não. Documente suas descobertas e quaisquer outras observações, como alterações feitas por concorrentes que possam influenciar o resultado.

Tome as ações apropriadas com base nos resultados de seus testes.

Este processo pode ser facilmente executado e documentado usando uma planilha.

10. Rastrear e analisar KPIs

De acordo com Roger Monti, a seguir estão os 9 KPIs de SEO mais importantes a serem considerados:

Valor vitalício do cliente (CLV).

Eficiência de conteúdo.

Tempo médio de engajamento.

Metas de conversão por métricas baseadas em porcentagem.

Visibilidade de pesquisa precisa.

Visibilidade da marca na pesquisa.

Usuários novos e recorrentes.

Tempo Médio no Site.

Receita por mil (RPM) e posição média.

O que você deve lembrar sobre esses KPIs é que eles dependem de suas metas e objetivos. Alguns podem se aplicar à sua situação, enquanto outros não.

Pense nisso como um bom ponto de partida para determinar a melhor forma de medir o sucesso de uma campanha.

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1 comentário em “As 10 principais estratégias essenciais de otimização de sites”

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